Vais ali assim de férias?
Temos a Pascoa à porta, quem vai aproveitar para tirar uns dias de férias? Muito bem, mas que não seja “viver acima das possibilidades!” Mais a sério, já pararam para pensar nos “detalhes” que podem estragar o passeio!? É bom ter alguns pontos em atenção, não é só ter boa companhia, escolher o local e avançar de bilhete na mão, a não ser que seja uma ida “para fora cá dentro”.
Para começar atenção à voltagem utilizada no país de destino. Nós na europa utilizamos 230 volts, mas por exemplo na América são 120 volts e como eles existem mais países assim. Não é uma questão de queimar os nossos equipamentos, sejam portáteis, telemóveis ou um simples secador, coisa que não iria acontecer. O problema é que além de usarem 120 volts, a tomada é diferente e como tal, não se consegue ligar. Para telemóveis, máquinas fotográficas ou portáteis basta um adaptador de tomada para os carregadores, algo não muito difícil de encontrar. Mas sem ele, acreditem que vão ficar bem chateados, quando acabar a carga, não há telefonemas para ninguém, não há idas as redes sociais nem fotos para lá colocarem. Por isso mais vale prevenir do que remediar e levar um já de casa.
E ainda dentro do tema equipamentos eletrónicos evitem levar os mesmos na mala de porão. Para começar já repararam no estado que algumas chegam à passadeira rolante. No porão a festa entre as malas deve ser muito animada, mas nada aconselhável para quem tem resistência. Depois existem ainda aquela hipótese das malas que decidem passar férias num destino diferente do nosso. Não ter roupa também é chato, no entanto roupa nova é sempre bem-vinda (as meninas que o digam), mas por exemplo comprar telemóvel novo, pode não funcionar depois cá em Portugal além de que outro cartão não se arranja!
Claro que podem ter tudo ok com o telemóvel, o portátil, usarem, telefonarem, postarem e no regresso ter uma outra “prenda” à espera na forma de conta de telemóvel. Atenção ao preço do roaming. Está a baixar, até já existem tarifários com os quais não se paga roaming para alguns países, mas nunca fiando, as operadoras nunca dão nada de borla. Como tal, perguntem antes, verifiquem as condições, a partir dai já é com a carteira de cada um. Claro que se estiverem com dinheiro a mais eu estou disponível para aliviar a vossa carga.
Já que falei em dinheiro não custa nada falar com o vosso gestor de conta, garantir que o vosso cartão bancário vai funcionar no destino. Nem mais, um paraíso pode virar um inferno. É que no pior caso fazem à moda antiga, algum dinheiro no bolso e o restante escondido na meia. Não terá o melhor cheiro, mas garanto que quando o apresentarem para pagar algo quem o recebe vai ser só sorrisos e nem vai notar o cheiro.
Para finalizar, ter cópias dos documentos é sempre aconselhável. Uma carteira roubada, uma mala que se perde, é bom estar minimamente prevenido e uma cópia do cartão do cidadão e do passaporte não ocupa espaço. Claro que não é para depois ter a inteligência de uma pedra e por junto com os originais na mesma carteira.
A seguir a tratares disto e da viagem em si, faz uma surpresa à tua cara-metade com um “faz a mala, partimos amanhã”.
PS- é verdade, só volto na próxima semana... vida difícil.