Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Há Lobo no Cais

“Porra (ou pior), o carregador pifou…”

 fonte-carregador-notebook-itautec-19v-342a-65w-adp

Quem nunca o disse ou “tenho o portátil a ficar sem bateria… e esqueci do carregador!”. E quem diz portátil diz tablet ou smartphone? A minha irmã disse-o este fim-de-semana, sorte que tem um irmão engenheiro que lhe reparou o bicho. Mas mesmo sem irmão ou engenheiro, não é grande problema, que nos dias de hoje há sempre alguém por perto com um carregador. Mas posso usar à vontade?, Não arrisco a estragar a minha máquina? Ou tenho de comprar um novo e ser assaltado?

 

Já olhaste para o teu carregador e viste que tem lá uns números e letras. Pois bem, são esses valores de Voltagem e Corrente que tens de saber interpretar. Se seguires as indicações que te vou deixar a seguir, o risco será zero e vais desenrascar a situação.

Para começar, o que é a tensão (volts) e a corrente (amperes)?

Tensão é a “força” com que o carregador consegue enviar a corrente. Como força que é, se ultrapassar o indicado, vai queimar a máquina, pois a mesma não vai conseguir suportar a força excessiva. Vamos lá ver, se atirar uma bala com a mão, a força com que vai não causa dano. Agora se for com pistola, sabes que não vais querer levar com ela. Assim sendo, se o portátil tem como OUTPUT 19v, não se pode utilizar um carregador que tenha mais voltagem. Com menos voltagem não queima, mas a corrente não vai chegar ao destino.

A Corrente é a “quantidade” que é possível entregar quando pedida. Por exemplo, se um equipamento tem um carregador que é uma garrafa de 1,5L e o depósito for de “3 litros”, então eu encho-o em duas vezes, mas se a garrafa se estragar e tiver uma outra de 0,33L, vou conseguir mas será de forma mais lenta. Já se o que tiver disponível for um garrafão de 5L, carrego o depósito numa só viagem e ainda sobra.

Resumindo, precisam de carregador de substituição, a tensão tem de ser no valor do carregador original, já a corrente é indiferente, mas de preferência igual ou superior ao original de forma a garantir a taxa de carregamento ideal. Ou isso ou arranjem um Eletrão para ter sempre à mão. ;)

 

Nota – Também se morde outras coisas no facebook, curiosos?