Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Há Lobo no Cais

Os três mandamentos das redes sociais

discussoes-politicas-nas-redes-sociais-elevam-anim

 Já repararam que nas redes sociais as pessoas têm a tendência de serem muito mais interventivas, opinativas e outras “..ivas”? claro que sim, como se costuma dizer, que atire a 1ª pedra quem… já não mandou o seu bitaite na internet que não mandaria se fosse cara a cara! A internet cria uma espécie de proteção, armadura, muro e as pessoas ficam logo mais desbocadas, arrogantes e “sem medo”, esquecem é que essa imagem vai ficar gravada, que as pessoas vão pensar “afinal ele na realidade é assim” e mais, vão lembrar-se disso da próxima vez que falarem presencialmente.

Como tal, apresento de seguida uns mandamentos que podem ajudar. Não digo que se passe a “ser melhor que os outros”, mas pelo menos evitamos fazer certas figuras ridículas que muitos fazem.

 

1º) Respeita aqueles que discordam de ti de forma fundamentada (é verdade, são uma espécie rara), mas se fundamentam o que dizem temos de lhes dar valor, mesmo que seja de um campo oposto ao teu. Já agora respeita também os outros, lá porque justificam com um “porque sim”, ou “eu vi na internet”, ou mesmo “ a sra. da padaria viu na TV”, merecem o nosso respeito, mais não seja por não serem capazes de atingir a sua própria ignorância.

2º) Ignora quem argumenta com os intestinos, nada do que possas dizer vai alterar quem debate com ódio ou má-fé, é pura perda de tempo. E o pior que se pode fazer é descer ao nível dele. Lembrem-se que vão jogar no campo dele e ai ele vai derrotar-vos por experiência que tem em ser uma besta.

3º) Usa abundantemente as funções “fica a falar sozinho” e “vou ignorar-te”, acreditem que é algo que os irrita. Lá está, fica fora do campo de jogo dele. Claro que se nem isso for suficiente, as redes disponibilizam sempre uma última opção, a definitiva, seja ela um "delete" ou "block" para lidar com a falta de cordialidade e mesmo de inteligência (o ambiente fica mais saudável e não corres riscos de incumprir o 1º mandamento).

 

Para todos os que não concordem com o anteriormente escrito, tenho apenas a dizer que é para o lado que vou dormir melhor. Caso não consigam dormir, escusam de contra-argumentar, perdem menos tempo se forem tomar um leite morno e pensarem (se forem capazes), que o problema não são as redes-sociais, é a falta de educação.

 

Nota – Também se morde outras coisas no facebook, curiosos?

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.