“ooh mãe, dá-me um gelado”
Isso era antes, agora faço-os eu. E não é que até tenho jeito para inventar? Provavelmente tu também, que isto é bem fácil.
Vi uns posts no blog da Nitricionista e depois de experimentar, comecei a criar os meus próprios gelados e mesmo que já tenha terminado o verão, achei que devia partilhar com vocês, até porque acabo de comer um. Pessoalmente, é algo que me agrada sempre e estes, as meninas também podem comer, não tem açúcar.
Mas vamos ao que interessa: come se faz isto.
Estes da foto, tem por base uma banana (se for da madeira é melhor por duas que elas por lá são pequenas) e uma maça vermelha.
Agora algo muito importante é ter garfo resistente e força no braço. Nem mais, uso apenas força de braço para ralar a banana (até se fica a suar). Em relação à maça: cortei duas fatias e reservei para depois enfeitar (dizem que os olhos também comem), depois cortei mais dois pedaços, com casca e cortei em pedaços pequenos (sabe bem encontrar pedaços). O restante, usar o garfo, ralar e misturar com a banana.
Está pronto, é só colocar nas formas (copos também serve) e colocar no congelador. Eu o que fiz foi num gelado juntar sementes de girassol (sabe a pinhão) e no outro chia (aquelas pintinhas pretas) que sou um radical.
Se quiserem aumentar a quantidade, juntem um iogurte natural, não altera o sabor e fazes uns quantos mais. Agora experimentem, criem, sempre com a banana como base, não cria cristais de gelo e é doce.
Como já tinha dito, são saudáveis, não vão engordar as crianças como os “comerciais” e até dá para adoçar o bico a meninas mais crescidas.