Não tem lógica mudar a hora!
Sou dos que acha que não tem lógica mudar a hora e passo a argumentar, opinar ou mesmo só a fazer barulho.
Para começar, sabem a origem de tal ideia? Entre os seus impulsionadores esteve um tal de Benjamin Franklin, sim o cientista e inventor que foi um dos fundadores dos EUA. Em 1784, Franklin defendeu num ensaio que a alteração da hora na Primavera (mais uma hora) permitiria uma poupança considerável nas velas, o principal meio de iluminação em todo o mundo antes da electricidade.
No entanto a ideia só viria a ganhar força mais de 100 anos depois, em plena I Guerra Mundial. Para poupar combustível, escasso e racionado na altura – tal como muitos outros bens essenciais –, a Alemanha e a Áustria resolveram prolongar a luz do dia ao alterar a hora na Primavera. De seguida outros países aproveitaram a ideia que foi sendo usada até aos dias de hoje com acertos aqui e ali.
Resumindo, falamos de tempos idos em que se vivia realmente no ciclo do sol. Não havia TV, nem internet, não haviam noitadas. Quanto muito as noitadas eram debaixo dos cobertores e resultavam em aumento de mão-de-obra para trabalhar no já falado ciclo do sol. Hoje em dia isso não acontece, na realidade o mundo está “acordado” 24 sobre 24h. Mesmo que se queira falar em termos de poupança de energética nas empresas as máquinas e computadores não são desligados, os shoppings têm as luzes sempre ligadas, os ar-condicionado idem e reparem que passamos mais tempo em casa ao fim do dia que pela manhã! Que eu saiba de manhã, tendo essa hipótese, qual Marco Fortes, vais querer é mais uma hora ou duas de cama, ou seja, não estás a consumir energia. Se estás a pé, é porque tocou o despertador, vais andar a correr e do banho ao pequeno-almoço é um piscar de olhos. Com jeito quanto sais pela porta ainda vais meio a dormir, pelo que, mais ou menos luz é algo que te diz pouco.
Agora, quem acha piada sair do trabalho e, na melhor das hipóteses, estar a escurecer? Ficam cheios de vontade de ir dar uma volta? Ir tomar um café com os amigos? Ir às compras? Ou será que faz com que as pessoas desanimem e se enfiem em casa? Onde se vai ligar luzes, TV, portátil etc. e aumentar o consumo. Além de que hoje em dia ninguém se deita no horário das galinhas.
Na minha opinião, só existem uns beneficiados com a mudança para o hora de inverno, nem mais, as empresas energéticas que aumentam a facturação. Já existem países a não fazer a mudança de hora e um dos argumentos é redução drástica de vontade e força anímica para continuar a trabalhar a partir das 17h00, quando começa a escurecer, em horário de inverno. Pessoalmente acho que aumenta a força anímica aqui do pessoal, ir ao café da praia ao fim da tarde com os amigos ou ir pedalar ainda com o sol a brincar com o mar.