Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Há Lobo no Cais

Expressões portuguesas… "erradas"

 Serei o único que insiste em corrigir as pessoas que usam expressões típicas, mas com as palavras erradas? Se as pessoas pensarem um bocadinho vão notar que muitas das expressões que dizem não fazem sentido. Se bem que existem umas quantas que mesmo depois de explicares o erro e qual a expressão correta continuam a insistir no erro, cheios de razão. Mas a esses, "raios os partam"… sim, é raios e não rais.

Mas existem muitas mais, vou de seguida elucidar-vos sobre algumas, eu que sou este poço de sabedoria ;),

“O Eliseu joga mal e porcamente…”, acham que está correto? Sei que ele é assim pro gordo, mas dai a ser um porco. Já se for “mal e parcamente”, ai já a história é outra ou não!?

“o Sr. Silva é a ovelha ranhosa lá do trabalho…”, alguém me explica o que é que os problemas de ranho do Sr. tem a ver com a sua competência? Se calhar se em vez de ranho for ronha, passa a fazer todo o sentido.

“Porra a miúda não para quieta, parece que tem bicho carpinteiro”, já alguém viu esse tal de bicho que é carpinteiro? Será que produz camas para moscas e aranhas? Sabem, o motivo pelo qual a miúda não para quieta é porque parece que tem “bicho pelo corpo inteiro” e assim se esclarece a situação.

“Essa tua saia, é cor de burro quando foge”, Burro muda de cor quando foge? Já agora de que cor fica? O burro é tipo camaleão? A verdadeira é “Corro de burro quando foge!”, realmente é uma besta pesada, capaz de deixar marca.

“Quem não tem cão, caça com gato.” Como é que se caça com um gato? Bicho que só faz o que quer, quando quer e se quer? Pois é, o correto é “Quem não tem cão, caça como gato”… ou seja, sozinho, que é a forma de caçar dos felinos!

aah depois também há aqueles que se enganam sempre na musica dos xutos, que embora digam “Meu deus como é bom morar, Nó rês do primeiro andar, A contar vindo do céu.” A verdade é outra, “Meu deus como é bom morar, Modesto primeiro andar, A contar vindo do céu.” Mas isto são outras histórias.

 

Nota – Também se morde outras coisas no facebook, curiosos?

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.