Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Há Lobo no Cais

Diz-me quanto te atrasas, dir-te-ei o que és…

tira_edgar-sempre-atrasado_casamento.jpg

 Para os que acharem que estou a exagerar, tenho pena, é apenas a mais pura verdade, e acabam de descer na minha consideração.

Falamos de algo básico e intemporal, que demonstra a consideração que temos pelas pessoas com que nos relacionamos. Chegar atrasado não pode ser aceitável, é uma questão de planeamento, de ter margem para eventual contratempo. Para isso não é preciso ter um doutoramento em física quântica. Não pode ser justificado com um “atrasei-me, devido ao trânsito”, ou pensar, “os outros também vão chegar atrasados…”, “eles podem esperar um bocadinho, não faz mal…”. Para mim só posso dizer que são pessoas rudes e egoístas!

Claro que este tipo de situação já se generalizou, até para a área do trabalho, onde reuniões não começam a horas e quem chega atrasado é ainda capaz de pedir mais 5 minutos “para um cafezinho…”. Neste caso chama-se, acima de tudo, falta de profissionalismo. Estão uma série de pessoas a esperar por uma ou duas. É tempo de trabalho desperdiçado, não só dos incompetentes, mas de todos no grupo. Comigo a liderar era motivo para lembrar que se estava a perder dinheiro, até mesmo para lhe mandar a fatura para debitar no projeto dele.

Outra situação é a nível pessoal, como pode ser aceitável que se combine um jantar para as 21h e pelas 22h (ou mais tarde…) existirem pessoas ainda a chegar? Normalmente acham isso perfeitamente normal, que não devem pedir desculpa. Pior ainda é que vão ser essas mesmas pessoas a chegar atrasadas no próximo encontro. Isto é ou não de uma pessoa rude? Egoísta? Sem respeito pelas pessoas que supostamente são suas amigas? “aaah tive de fazer…”, “tu não sabes a vida ocupada que eu tenho…”. Mas alguém é obrigado a aceitar um convite de amigos? Agora se não tens respeito, consideração por quem dizes ser amigo, imagina com as restantes pessoas que te rodeiam.

Em tempos idos, ia dar boleia a um amigo meu (sei que é um “mal” que ataca mais as meninas, mas este é dos tais que se atrasa sempre e rivaliza com elas) para uma jantarada que íamos ter. Fiz-lhe um aviso, “quando estiver a chegar, dou-te um toque para o telemóvel. Se ao chegar a tua casa não estiveres cá fora, eu sigo…”. Todos sabem que eu não me atraso e que não gosto que me façam esperar, mais ainda que iria fazer o que disse. Nesse dia, a tempo e horas tratou de estar pronto para seguirmos. Estava à porta à minha espera.

Lembro-me de um outro jantar, na hora combinada haviam umas meninas (aposto que na hora combinada é que se lembraram que queria mudar de roupa…) que não estavam. Claro que o pessoal, em geral, começou com um, “aaah já sabes, elas são sempre assim…”. Ainda esperei 5 minutos, mas nesse dia em particular, eu e outro amigo estávamos com fome. Deixamos os restantes a esperar pelas meninas, e tratamos de sentar e pedir para nos servirem. Mais tarde houve quem dissesse, “vocês é que foram finos, devia ter-me juntado…”

O mal é mesmo esse, “desculpar” tais comportamentos, achar aceitável “eu espero…”, e repetidamente “comer e calar”. Comigo não contam, seja trabalho, seja entre amigos, na hora combinada estou lá. Organizem-se, a vossa vida não é mais ocupada que a dos outros, nem a dos outros menos importante que a vossa. Quando assumem um compromisso é para dar-lhe a devida importância. Ou então só merecem ser mandados “abaixo de braga…” e quando chegarem terem só os restos ou o local só para vocês.

 

Nota – Também se morde outras coisas no facebook, curiosos?