Confusão Volkswagen não aquece nem arrefece…
Para começar a acordar o pessoal, a situação não prejudica os proprietários de carros VW ou de outras marcas que tenham a mesma prática (e acreditem que devem ser todas as grandes), prejudica sim os estados onde os carros são vendidos, é uma questão de fraude fiscal e ecológica.
Já alguém respondeu a questões como: na prática afeta de que forma o meu carro? Afeta de que forma a minha carteira? Estes carros poluem mais do que as velharias, com as traseiras todas negras do fumo do escape, que abundam pelas nossas estradas? Ou mais interessante ainda, porque não se fala/preocupam com os valores indicados de consumo de combustível que nunca chegam perto dos reais?
Não estou a dizer que não se deva investigar todas as marcas muito menos que não devam ser penalizados. Até porque eles estão a lesar os estados e se entra menos dinheiro eles acabam a aumentar-nos os impostos e quem se lixa somos nós.
Mas vamos então de uma forma simples responder às perguntas.
O Software que a VW introduziu é, apenas e só, um algoritmo que detetava quando o carro estava a ser submetido a testes em laboratório e assim, a redução de emissões poluentes era automática e a passagem nos testes estava garantida. Mais nada, ou seja no dia-a-dia o carro funcionava normalmente, sem problemas e com a fiabilidade que a marca sempre teve. Mas então porque faziam eles isto? Muito simples, é só responder à segunda questão. Existem países em que o “selo” do carro é pago exclusivamente pelo que poluem e não pela cilindrada, Alemanha é um deles. Em Portugal é pela cilindrada mais um acerto pelo que polui, não sendo muito relevante. Assim sendo, se nos testes aparecerem valores reduzidos, mesmo que seja o motor de um F1, o imposto a pagar vai ser baixo, logo ajuda a vender. Então se conclui que as pessoas que têm os carros com o tal software foram “beneficiadas”, estão a pagar menos do que deviam de imposto. Pelo que, se a carteira estiver assim para o vazia e não forem ecologistas, o melhor é estarem muito caladinhos e pouparem uns trocos.
Já relativamente às fumarolas do aço que por aí andam, em que cada uma deve poluir mais do que 100 carros novos, colocava a questão de como é que passam nas inspeções, mas isso é todo uma questão “paralela”… ou será negócio paralelo?!
Agora, podem é aproveitar que se fala em testes e aldrabices e questionarem-se porque é que não se fala então dos consumos de combustível. Vejamos, vendem um carro a dizer que consome em média, em condução urbana (cidade e para arranca), 6L/100 e depois na prática verifica-se que anda pelos 8,5L. Não falo da velhinha que anda em 1ª nem do acelera que tudo é pista de corrida, falo no geral dos condutores. Agora fazendo umas contas simples, um condutor que faça 20.000km ano (nada anormal) iria precisa de 1200L de combustível e gastar, mais promoção menos promoção de 1400€. Na prática, vai gastar 1700L o que vai implicar mais 600€. Nem mais, dá para ir de férias com a Maria. Realmente não interessa falar nisto, as petrolíferas têm muito a ganhar e metade deste dinheiro vai para o estado.
E escusas de perguntar porque não falam os jornais e TVs disto, é muito simples, pertencem a grupos financeiros, com interesses políticos, pelo que só divulgam o que lhes interessa ou o que venda e lhes gere lucro.
Já agora, é uma boa altura para comprar um VW. Para quem gostar das linhas e estiver a precisar de carro, devem estar a oferecer todos os extras e a fazer grande desconto.